terça-feira, 11 de outubro de 2011
Comentário dos vídeos Mídia da Educação
Ao assistir os vídeos,observei que podemos fazer várias atividades com as mídias da educação.Nos trabalhos realizados com os alunos manualmente, podemos fazer várias alterações, e com isso os trabalhos poderão ficar maravilhosos.
Comentário dos vídeos
Ao assistir os vídeos,observei que podemos fazer várias atividades com as mídia da educação.Nos trabalhos realizados com os alunos manualmente, podemos fazer várias alterações, e com isso nossos trabalhos poderão ser maravilhosos.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
projeto festa junina
Tema:Festa Junina
Tema foco:Significados e valores
Desenvolver o resgate social
Conhecimento da origem
Problematização:
Qual dificuldade das crianças na confecção do vestuário?
Quais os desafios?
Quais as etnias?
Que tipos de comidas encontramos?
Quais as dificuldades com as danças?
SISTEMATIZAÇÃO
__ Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças.
__Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
__Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
__Resgatar as tradições da festa junina
__Desenvolver o gosto por poemas , músicas e danças .
__Socialização dos alunos.
__Incentivar o gosto pela culinária junina.
__Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
__Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
__Resgatar as tradições da festa junina
__Desenvolver o gosto por poemas , músicas e danças .
__Socialização dos alunos.
__Incentivar o gosto pela culinária junina.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.
O que significa festa junina
Festa Junina é o nome que se dá as festas realizadas no mês de Junho que acontecem por todo o país. Essa festa tem origem religiosa, ou seja, é feita também para louvar e agradecer a Deus e aos Santos por tudo, e também pedir proteção. Nas festas juninas há também uma ligação muito grande com a terra, quase como se fosse o mesmo tipo de festa que antigos povos da Europa faziam para celebrar a terra.
A festa chegou ao Brasil através dos portugueses, aqui misturou-se a outras culturas, como a italiana, alemã, indígena, negra e cabocla dando origem a festa que todos nós conhecemos hoje em dia.
Na festa existem várias tradições, como as danças típicas, comidas e brincadeiras, e todas elas tem origem religiosa. No Brasil se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os partcipantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de xita e chapéu de palha.
Origem da festa Junina
As quadrilhas vieram da Europa para o Brasil
Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região as comemorações são bem acirradas - duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, dentre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
As Roupas de festa junina
As roupas de festa junina são uma atração a parte. Homens de calças remendadas, com muito xadrez, chapéu e cigarro de palha. Mulheres com vestidos de festa junina, cores fortes, maquiagens carregadas e cabelo “maria chiquinha”. LINDOS!
Originalmente, a Dança do Pau-de-fita festejava as colheitas: o mastro representa a árvore, as fitas soltas, as sementes e o trançado, as raízes.
A dança do Pau-de-fita é apresentada por um conjunto de 8 a 12 pares de damas e cavalheiros que evoluem à volta de um mastro que possui em sua extremidade superior uma roda com furos, nos quais são presas as fitas que os dançarinos manobram alternando movimentos de trançamento e destrançamento.
Na Inglaterra ela aparece como recreação infantil típica nas zonas rurais. Existe em quase toda a Europa e, em vários países da América.
No Brasil aparece em diversos Estados e possui várias denominações: Dança-das-Tranças, Dança-das-Fitas, Dança-do-Mastro, Mastro-de-Fitas. Em Santa Catarina ela pode ser apreciada em áreas de colonização italiana e germânica, no Planalto de Lages e no Oeste.
Em Santa Catarina há o ”Tramadinho”, “Zigue-zague”, “Zigue-Zague” a dois, “Trenzinho”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”. Segundo Doralécio Soares, existem trançamentos em que são homenageadas pessoas ou entidades, cujo nome vai aparecendo no ato do trançamento.
ESTRATEGIA
- Músicas
- Danças
- Poemas
- Trajes típicos
- Atividades variadas
- Pescaria
- Ensaio de dança
- Confecção de balão e bandeiras
- Cantar e dançar canções de festa junina
- Brincar de desfile
- Simular casamento caipira
- Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
- Degustação de pratos típicos
- Confecção de decoração
- Desenho
- Recorte
- Colagem
- Pintura
- Cartazes
- Cruzadinhas
- Caça - palavras
- Dramatizações
- Confecção de mural
- Brincadeiras
DURAÇÃO
- 01 Mês de junho.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através do desempenho dos alunos nas danças,brincadeiras, criatividade nos trajes típicos e na caracterização, e nas atividades variadas. No comprometimento dos funcionários em geral e na coletividade e no entrosamento dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
BIBLIOGRAFIA
(VOLPATTO, Rosane in: < http://www.rosanevolpatto.trd.br/paudefitas.htm>
http://www.cefaprojuina.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=353:projeto-festa-junina&catid=57:autoria&Itemid=71
terça-feira, 24 de maio de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)